SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue25Self-directed violence: young indigenous population and the enigmas of suicide author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Desidades

On-line version ISSN 2318-9282

Abstract

DE GRANDE, Pablo  and  REMORINI, Carolina. É um bebê!: Olhares das Ciências Sociais sobre os primeiros anos de vida. Desidades [online]. 2019, n.25, pp. 10-26. ISSN 2318-9282.

A presença dos bebês na pesquisa social foi tardia e continua sendo marginal. A sua incorporação seguiu lógicas vinculadas aos atores, aos saberes, aos sentidos e às práticas que por ela ganharam visibilidade. Neste artigo, reconhecemos duas aproximações que emergiram da preocupação por problematizar a primeira infância e os bebês e que transcendem os limites disciplinares: o enfoque antecipatório e o enfoque vivencial. No primeiro, o olhar sobre os bebês está posto no seu futuro, no segundo, no seu presente. Descrevem-se ambos os enfoques, dando conta do seu objeto e alcance, das perspectivas e práticas disciplinares das quais se nutrem, dos âmbitos e dos atores envolvidos. Refletimos sobre os seus contrastes e pontos de articulação, as suas contribuições e limitações, em prol da construção de um campo interdisciplinar que abranja a diversidade, a complexidade e o caráter histórico-cultural das vidas dos bebês.

Keywords : bebês; ciências sociais; abordagens disciplinares.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Spanish ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License