SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue25It’s a baby!: Social Science perspectives on early childhoodChildren in the migratory process: a current reality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Desidades

On-line version ISSN 2318-9282

Abstract

RANGEL, Lucia Helena. Violência autoinfligida: jovens indígenas e os enigmas do suicídio. Desidades [online]. 2019, n.25, pp. 27-38. ISSN 2318-9282.

Este artigo trata do suicídio entre jovens indígenas, a partir de dados contidos no Relatório de Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil, publicado anualmente pelo Conselho Indigenista Missionário - CIMI. Os registros mostram a evolução das ocorrências, em âmbito do território brasileiro, porém, não esgotam plenamente a realidade. Mesmo que parciais, os dados revelam tendências, provocam dúvidas e muitos questionamentos. O suicídio é um fato social total complexo, que ocorre no âmbito do livre arbítrio e envolve uma constelação de fatores associados às condições socioculturais, ambientais, existenciais etc., que compõem o contexto de cada povo indígena no qual os episódios relatados acontecem. São relatados alguns episódios atuais e históricos para demonstrar a variação das ocorrências, isto é, as modalidades dos casos, sem, no entanto, tipificá-los. O aumento do número de suicídios entre jovens indígenas tem sido preocupante e mobiliza as consciências e a necessidade de registrá-los.

Keywords : jovens indígenas; suicídio; povos originários; complexidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Spanish ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License