SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue25Children in the migratory process: a current realitySchool and Life Projects: what young people from Alagoas outback say author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Desidades

On-line version ISSN 2318-9282

Abstract

PLURAL, Equipe Niñez. Infância, alteridade e cuidado: Reflexões para um campo em construção. Desidades [online]. 2019, n.25, pp. 48-58. ISSN 2318-9282.

No presente artigo, vamos nos propor a apresentar brevemente alguns aspectos dos debates sobre o cuidado, a fim de chegar a uma proposta que nos permita aprofundar a visão a partir da qual ele é focado. Para isso, apresentamos uma breve revisão do campo de estudos e, depois, os vincularemos às linhas de pesquisa nas quais nossa equipe de pesquisa está trabalhando: cuidado infantil nas areas domésticos, comunitárias e dos bairros; os padrões institucionais de cuidado e cuidado diante da participação de crianças em espaços políticos e produtivos. Como reflexão final, propomos que, apesar dos avanços interessantes que vêm ocorrendo nesse campo interdisciplinar, é necessário abordar como a alteridade afeta o cuidado infantil e quais são as diferentes noções e experiências das crianças que brincam nesse campo em construção.

Keywords : infância; alteridade; cuidado.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Spanish ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License