SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Batalhas de rima de crianças da Favela da Maré: improviso, duelo e autoafirmaçãoJovens indígenas e educação superior na Argentina: Experiências e desafios do ingresso, a permanência e a graduação universitária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Desidades

versão On-line ISSN 2318-9282

Resumo

TORRES, Maria Carmen Euler. A criança surda “falando” pela brincadeira: infância, corpo e ethos1 surdo. Desidades [online]. 2020, n.26, pp. 25-38. ISSN 2318-9282.

O artigo traz como objetivo central identificar a brincadeira como atividade principal da criança entre os 3 e 6 anos e como uma reinvenção da cultura, criando a possibilidade de manifestação de uma cultura lúdica. Na perspectiva da criança surda em processo de aquisição de língua e, por isso, ainda sem língua, buscamos colocar em questão a noção de infância como “aquele que não pode falar”, uma vez que a criança surda se mostra capaz de fazer emergir novas formas de comunicação de seus desejos e questionamentos. Entendendo os sujeitos surdos como minoria linguística, colonizados pela hegemonia da oralização, queremos olhar para a criança surda como uma possibilidade de invenção ou inauguração de novas formas de ser e estar no mundo a partir de seu ethos.

Palavras-chave : brincadeira; desenvolvimento; cultura lúdica; criança surda.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License