SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26A criança surda “falando” pela brincadeira: infância, corpo e ethos¹ surdoJuventude em rede: os sentidos que os jovens atribuem ao político e à política brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Desidades

versão On-line ISSN 2318-9282

Resumo

OSSOLA, María Macarena. Jovens indígenas e educação superior na Argentina: Experiências e desafios do ingresso, a permanência e a graduação universitária. Desidades [online]. 2020, n.26, pp. 39-51. ISSN 2318-9282.

O artigo apresenta os debates que se geram em torno do acesso, a permanência e a formatura dos jovens indígenas nas universidades argentinas. Na introdução são descritos os contextos de diversidade cultural e desigualdade econômica nos quais os povos indígenas desenvolvem suas trajetórias sociais e escolares. Seguidamente são apresentadas as dificuldades para o ingresso e os desafios para a permanência na universidade, salientando os mecanismos utilizados pelas universidades para reter os estudantes indígenas e destacando a importância da participação em projetos de extensão e transferência. Posteriormente são abordados os desafios associados à profissionalização e as tensões em torno dos papéis dos intelectuais indígenas. Depois disso, são enunciadas algumas especificidades da formação universitária entre os wichí no estado de Salta (Argentina). Por último, são destacadas as contribuições dos indígenas universitários à interculturalização da educação superior e à geração de cidadanias plurais.

Palavras-chave : jovens indígenas; educação superior; interculturalidade; diversidade; desigualdade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License