SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Jovens indígenas e educação superior na Argentina: Experiências e desafios do ingresso, a permanência e a graduação universitáriaEducação e comunicação do patrimônio: Um olhar ao desenvolvimento do potencial criativo na infância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Desidades

versão On-line ISSN 2318-9282

Resumo

BARROSO, Elise do Socorro Gomes; SOUZA, Ana Paula Vieira e  e  NEVES, Joana D’Arc de Vasconcelos. Juventude em rede: os sentidos que os jovens atribuem ao político e à política brasileira. Desidades [online]. 2020, n.26, pp. 52-71. ISSN 2318-9282.

O propósito deste trabalho foi o de identificar as representações sociais expressas através da rede social Facebook em relação ao momento político brasileiro, diante de um ano eleitoral, com foco nos seguintes aspectos: o político; a política; o contexto político/social e a perspectiva futura política do Brasil. A metodologia se deu por meio da observação não participante, com base no campo das representações sociais. Com a análise dos dados levantados, foi possível constatar que, assim como jovens de vários outros locais do país, os desta pesquisa também mostram interesse pelo tema em destaque e expressam suas opiniões e descontentamentos com a realidade do país. Verificou-se também que os jovens estão mais atentos às questões políticas e tudo o que acontece na sociedade e que afeta direta ou indiretamente cada um deles, demonstrando saber discernir com maturidade o que é repassado pelos meios de comunicação.

Palavras-chave : juventude; redes sociais; representações sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License