SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Juventude em rede: os sentidos que os jovens atribuem ao político e à política brasileiraAdoção e circulação de crianças na atualidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Desidades

versão On-line ISSN 2318-9282

Resumo

DELGADO, Abel Ponce  e  OLIVA, Karima. Educação e comunicação do patrimônio: Um olhar ao desenvolvimento do potencial criativo na infância. Desidades [online]. 2020, n.26, pp. 72-84. ISSN 2318-9282.

A seguinte pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento potencial criativo de crianças a partir da particularidade do museu como espaço de transmissão do patrimônio. Com esse fim nos aprofundamos nas dinâmicas comunicativas, tanto no nível institucional quanto no nível da agenda educativa de três museus de referência da Espanha: o Museo Nacional de Ciencias Naturales, o Real Jardín Botánico e o CaixaForum de Madrid. O objetivo geral da pesquisa é a avaliação do impacto dos programas públicos e educativos que apresentam tais museus, encaminhados ao público infantil e seu potencial criativo. Resultados fundamentais obtidos revelam um sistema que determina a atividade e seu nível de impacto em relação com três domínios inter-relacionados: domínio cultural, institucional e das práticas.

Palavras-chave : infância; criatividade; potencial criativo; comunicação patrimonial; educação em museus.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License