SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue27Audiovisual as a tool for empowerment in research with young people. Case studies: HEBE and ActiFem projects author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Desidades

On-line version ISSN 2318-9282

Abstract

HANSEN, Nele. "Mostre-me a sua vida": a caminhada guiada pelo bairro e o jogo de associações na pesquisa qualitativa com jovens. Desidades [online]. 2020, n.27, pp. 10-22. ISSN 2318-9282.

Neste artigo exponho duas técnicas inovadoras para a pesquisa social e qualitativa com jovens: A caminhada pelo bairro e o jogo de associações. Formam parte de um conjunto de 10 técnicas de investigação que apliquei na minha pesquisa doutoral sobre identidade e identificações de jovens de famílias dominicanas e equatorianas em Barcelona. Demarcando as duas técnicas na minha aproximação metodológica à investigação, detalho o procedimento delas e minha experiência na sua utilização. Compartilho, ao final, minhas reflexões metodológicas sobre elas e sobre a investigação social com jovens de maneira geral.

Keywords : pesquisa social com jovens; metodologia qualitativa; caminhada pelo bairro; jogo de associações; identidade juvenil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Spanish ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License