SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue27Audiovisual as a tool for empowerment in research with young people. Case studies: HEBE and ActiFem projectsYouth in marginal spaces: a methodological approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Desidades

On-line version ISSN 2318-9282

Abstract

GROPPO, Luís Antonio  and  PEREIRA, Mariana Ramos. Pesquisa de tipo etnográfico com jovens: uma observação participante com pessoas adultas e jovens sobre o movimento estudantil. Desidades [online]. 2020, n.27, pp. 36-49. ISSN 2318-9282.

A partir de pesquisa com coletivos estudantis de uma universidade do interior de Minas Gerais, Brasil, é relatado sobre o uso da observação participante como instrumento de investigação. O artigo faz uma reflexão sobre esse instrumento, que caracterizou a pesquisa como de tipo etnográfico, destacando a capacidade de a observação participante criar uma relevante relação dialógica entre os sujeitos da pesquisa. Relata-se a observação de eventos da UNE (União Nacional dos Estudantes), em 2016 e 2017. No ENUNE, se estabeleceu uma importante relação dialógica entre o adulto pesquisador e jovens pesquisadas e pesquisados. No CONUNE, para além de uma pesquisa com jovens, a observação participante combinou os olhares do adulto pesquisador e da jovem pesquisadora, o que também permitiu o cotejo de diferentes formas de interação com os sujeitos pesquisados em campo. Conclui-se com a defesa da importância de que as equipes de pesquisa tenham espaço para ativa participação de jovens, não apenas como "tarefeiras" e "tarefeiros", mas também na tomada de decisões sobre a metodologia, na investigação empírica e nas análises, potencializando a qualidade da pesquisa e o impacto de seus resultados.

Keywords : pesquisa de tipo etnográfico; observação participante; movimento estudantil; coletivos juvenis.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Spanish ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License