SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue27The feature of "letter methodology" as a form of capture of urban flows of contemporary young people author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Desidades

On-line version ISSN 2318-9282

Abstract

SICHIERI, Rosely  and  PEREIRA, Rosangela Alves. O problema social da obesidade e sua prevalência entre crianças e adolescentes. Desidades [online]. 2020, n.27, pp. 93-102. ISSN 2318-9282.

A entrevista traz à discussão a multiplicidade dos fatores sociais e ambientais associados à obesidade na infância e adolescência, que dificilmente são investigados e que passam ao largo das ações educativas. No Brasil, este problema de saúde pública atinge um terço das crianças menores de 10 anos e se mostra preocupante na medida em que se apresenta de forma cada vez mais precoce. A entrevistada aponta para a necessidade de uma abordagem que tome a obesidade como um problema social e ambiental, que ultrapassa em muito as questões individuais. Trata-se de abordar de forma ampla os sistemas de produção e de consumo alimentar, que impactam a saúde pública e a infância, de modo a tornar mais efetivas as ações de prevenção e controle da obesidade.

Keywords : obesidade infantil; obesidade na adolescência; saúde pública; má nutrição; sistemas alimentares.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Spanish ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License