SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número28"Eu não sei se o professor está me olhando": o olhar e a telaReflexões acerca do impacto da pandemia COVID-19 na educação dos povos indígenas da Argentina (NEA) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Desidades

versão On-line ISSN 2318-9282

Resumo

HERNANDEZ, María Celeste. Espaços e relações: repensando a espacialidade infantil em tempos de pandemia. Desidades [online]. 2020, n.28, pp. 26-39. ISSN 2318-9282.

RESUMO A vida de meninas e meninos se desenvolve em múltiplos espaços, embora nem sempre sejam contemplados quando 0 lugar que nossas sociedades atribuem à infância os confina principalmente à esfera doméstica e a um conjunto de instituições historicamente associadas ao seu cuidado. A abordagem etnográfica da espacialidade infantil permitiu aprofundar os usos e representações particulares do espaço que meninos e meninas de um bairro de La Plata (Buenos Aires, Argentina) produzem em seu cotidiano. Analisaremos aqui as teias de relações que se viabilizam em seu modo de habitar a cidade e configuram sua infância de formas diversas e desiguais. Apresentaremos uma leitura dessa espacialidade do cuidado para retornar a ela com preocupações renovadas do contexto atual de pandemia.

Palavras-chave : infância; espacialidade; etnografía; cuidado; pandemia.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License