SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número28Epistemologías do Sul e cotidiano escolar: desaprendizagem, desobediência e emancipação socialO espetáculo das crianças Ludares “ciganas” do México. Uma questão de herança? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Desidades

versão On-line ISSN 2318-9282

Resumo

CENTELHAS, Marcela Rabello de C.. Maternidade, crianças e cuidado: um olhar a partir de uma política de acesso à água no semiárido brasileiro. Desidades [online]. 2020, n.28, pp. 68-83. ISSN 2318-9282.

RESUMO Neste artigo, analisamos a execução de uma política de acesso à água em uma comunidade quilombola do agreste de Pernambuco com 0 intuito de pensar como concepções distintas de saúde, corpo e higiene incidem sobre as relações entre as mães e as crianças. Investigamos de que forma 0 discurso estatal elege esses grupos sociais como alvo de suas ações, criando dispositivos de regulação e controle que colocam em primeiro plano práticas de cuidado produtoras de corporalidades e coletividades. Essas práticas, vistas a partir das relações de classe, gênero, raça e geração que as engendram, se desdobram em mecanismos de avaliação pública tanto do comportamento e temperamento das crianças, como do exercício da maternidade.

Palavras-chave : maternidade; crianças; acesso à água; cuidado; corpo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License