SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue28A, B, C... of countryside. Non-formal education and recreation for rural children (Buenos Aires, Argentina, 1969-1980)Intergenerationalities under analysis: ethical-aesthetic-political (re)compositions in intervention-research with children and adults author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Desidades

On-line version ISSN 2318-9282

Abstract

AZEVEDO, Giselle Arteiro Nielsen; TANGARI, Vera Regina  and  FLANDES, Alain. O habitar das infâncias na cidade: territórios educativos como uma forma de resistência. Desidades [online]. 2020, n.28, pp. 111-126. ISSN 2318-9282.

RESUMO Este artigo propõe uma discussão acerca da criança como sujeito de direitos a partir de suas experiências espaciais e seu habitar na cidade. Ao pensar a criança como co-construtora desses territórios educativos, dá visibilidade a sujeitos que geralmente não têm oportunidades de opinião e participação em políticas públicas, em uma concepção das infâncias como cidadania crítica. Pretende-se valorizar a participação social como ação de enfrentamento para a retomada saudável das aulas e do espaço público, em espaços de aprendizagem outros que reconheçam a potência educativa da cidade. Com o Mapeamento Afetivo da cidade do Rio de Janeiro, os estudantes das escolas municipais descreveram os seus percursos casa-escola em diferentes contextos urbanos, além dos seus desejos para a cidade e o seu futuro. Pretende-se contribuir para a construção coletiva e compartilhada de subsídios ao Plano de Desenvolvimento Sustentável - PDS conduzido pela Casa Civil - Prefeitura do Rio de Janeiro.

Keywords : território educativo; mapeamento afetivo; cidade; infância.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License