SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue28"Always steady on private ground": violences and masculinities in young gang members of GuadalajaraYouth in conflict with the law: objective and subjective expressions of oppression in the capitals of brazil's northeast region author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Desidades

On-line version ISSN 2318-9282

Abstract

NATERAS, Alfredo. Afiliações identirárias, maras e gangues; vidas sociais deterioradas?. Desidades [online]. 2020, n.28, pp. 166-182. ISSN 2318-9282.

A finalidade deste texto é refletir sobre o que Hobsbawm aponta como “grupo de identidades”, sobre um dos atores e sujeitos sociais mais enigmáticos no mundo fenoménico e no espaço social, que dão rosto e matizes ao insuspeito, me refiro aos grupamentos infanto-juvenis de “barrios”, “maras”, “pandillas” e “clicas” - microgrupos, microidentidades - no Triángulo del Norte Centroamericano (TNC), considerada a área mais perigosa do mundo e que compreende os países de El Salvador, Honduras (San Pedro Sula é o local mais violento da região) e Guatemala, articulados por três dos aspectos mais complexos: as precarizações, as violências sociais associadas e as migrações transnacionais. Assim, se traçam algumas alternativas no que diz respeito à construção de cidadanias juvenis, de cultura de paz, na chave artística e cultural, no fazer sociocultural dentro destas afiliações.

Keywords : juventudes; precarizações; migração; violências de morte.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License