SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue29The influence of lighting on young people's emotions in the context of the COVID-19 pandemic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Desidades

On-line version ISSN 2318-9282

Abstract

SERANTES, Juan Alexis; LENTA, María Malena; RIVEROS, Brenda  and  ZALDUA, Graciela. Cuidado infantil e laços sociais: isolamento social de meninos e meninas durante a pandemia COVID-19 na Argentina. Desidades [online]. 2021, n.29, pp. 16-31. ISSN 2318-9282.

RESUMO Este trabalho trata das reconfigurações do cuidado de meninas e meninos que convivem com grupos familiares na Região Metropolitana de Buenos Aires, Argentina, durante a pandemia da COVID-19 e das medidas preventivas obrigatórias de ¡solamento social. Seu objetivo é analisar as transformações dos laços sociais infantis a partir das transformações dos espaços familiares e escolares, na perspectiva de cuidadores adultos no ambiente familiar. Foi trabalhado com uma entrevista virtual a partir de um questionário estruturado com questões abertas e fechadas, com uma amostra intencional por meio do método bola de neve. Os resultados encontrados relacionam-se com as reconfigurações do tempo e do espaço, as reestruturações nas dinâmicas de convivência, o uso das tecnologias, as vicissitudes emergentes na superposição do trabalho, do cuidado, da educação e das relações sociais, e a expressões do mal-estar infantil.

Keywords : cuidado infantil; círculo social; saúde mental; Covid-19; isolamento social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License