SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue29Child care and social ties: social isolation of boys and girls during the COVID-19 pandemic in ArgentinaDiseases of mbyá-guaraní children: Treatments in a network of relationships author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Desidades

On-line version ISSN 2318-9282

Abstract

HYBINER, Juliana Mara Batista Menezes  and  AZEVEDO, Giselle Arteiro Nielsen. A influência da iluminação nas emoções de jovens no contexto da pandemia de COVID-19. Desidades [online]. 2021, n.29, pp. 32-52. ISSN 2318-9282.

RESUMO Desde a eclosão do COVID-19 no ¡nício de 2020, o ¡solamento social faz parte do nosso cotidiano. Hábitos foram modificados, fazendo com que passássemos cada vez mais tempo em nossos lares, alternando entre os afazeres da vida pessoal e profissional. O presente estudo contemplou opiniões de jovens entre 21 a 29 anos do curso de Arquitetura e Urbanismo, entre o período de maio a junho e, posteriormente, no dia 20 de setembro de 2020. Através de observação incorporada, registros cotidianos e croquis de campo, os jovens registraram seu cotidiano alterado devido ao regime de quarentena. A pesquisa revelou que as emoções positivas apresentadas estão diretamente relacionadas a lugares com condições de conforto luminoso adequado, incluindo aberturas para o exterior e contato com a natureza. Ambientes com ausência das condições favoráveis relatadas neste estudo, além de influenciarem de modo negativo as emoções, poderão comprometer o senso de identidade desses jovens.

Keywords : emoções humanas; conforto luminoso; percepção ambiental; qualidade do lugar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License