SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue29The influence of lighting on young people's emotions in the context of the COVID-19 pandemicThe forgotten of the health agenda: functional diversity in children and youth in the Guatemala-Mexico border author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Desidades

On-line version ISSN 2318-9282

Abstract

CANTORE, Alfonsina. Doenças de crianças mbyá-guaraní: Tratamentos em rede de relacionamentos. Desidades [online]. 2021, n.29, pp. 53-65. ISSN 2318-9282.

RESUMO Entre as/os mbyá-guaraníé esperável que as crianças desenvolvam um conjunto de características físicas, sociais e anímicas. Aqui surgem alguns critérios para saber se uma criança está saudável. Sustentamos que essas categorias estão vinculadas com os constantes diálogos com o sistema público de saúde. Assim, quando uma doença ou um problema de saúde se manifesta em bebês e crianças, procuram-se diversas soluções. Nessa interação, os critérios de observação não são os mesmos das mães e pais que os dos médicos/as, que podem chegar até a discordar. Paralelamente, as consultas e tratamentos dependem dos recursos disponíveis. Mas diante de qualquerepisódio, as mulheres são as que passam mais tempo em consultas e atendimentos no sistema público de saúde. Finalmente, vemos que a infância é a fase da vida em que a família põe mais empenho. Sustentamos esse debate com base em discussões teóricas e registros de campo coletados em comunidades mbyá-guaraní de Puerto Iguazú (Misiones, Argentina).

Keywords : infância; indígenas; saúde; cuidados.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License