SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29Enfermedades de niñas y niños mbyá-guaraní: Tratamientos en un entramado de relaciones"Sin una gota de color": vivencias de ni?os y adolescentes con anemia falciforme en Paraíba (Brasil) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Desidades

versión On-line ISSN 2318-9282

Resumen

MARIN, Verónica Haydee Paredes. Os esquecidos da agenda em saúde: diversidade funcional em crianças e jovens na frontera guatemalteca-mexicana. Desidades [online]. 2021, n.29, pp. 66-81. ISSN 2318-9282.

RESUMO A abordagem da saúde mental na Guatemala é um dos temas esquecidos na agenda da saúde, recebendo um orçamento menor que 0,68% do gasto total em saúde, sistema ineficaz e secretamente privatizado, além da ausência ou fragilidade de programas e políticas adequadas para garantir os direitos das pessoas com diversidade funcional. Apresentamos neste artigo um panorama da situação da saúde mental no país através da análise do caso de três menores (uma criança e dois jovens) de Yalú, Guatemala, um município marginalizado de Sibinal, San Marcos, vizinho ao município de Unión Juárez, Chiapas, México que, frente à exclusão do Estado e de um sistema de saúde que lhes nega o exercício de direitos, desenvolvem estratégias diferentes. O artigo faz parte dos resultados parciais que emergiram de uma etnografía realizada entre 2014 e 2019.

Palabras clave : exclusão; mam; saúde mental; deficiência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License