SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29"Sin una gota de color": vivencias de ni?os y adolescentes con anemia falciforme en Paraíba (Brasil)Circuitos y circulación de niños y adolescentes en el centro de São Paulo: políticas de salud, entre atención y control índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Desidades

versión On-line ISSN 2318-9282

Resumen

COSTA, Rafaelle C. S.; BUOSO, Fernanda Papa; ROMANO, Thales Vinícius Mozaner  y  BAZON, Marina Rezende. Contribuições da literatura internacional para o cuidado em saúde mental de adolescentes em conflito com a lei no Brasil. Desidades [online]. 2021, n.29, pp. 100-116. ISSN 2318-9282.

RESUMO O presente estudo visou evidenciar a produção de conhecimento sobre saúde mental e prática de delitos. Foram levantados artigos na base de dados Web of Science, com os descritores: (mental health) e (offense* ou offender* ou delinquen*) e (juvenile* ou adolescent* ou youth*). A análise de 42 artigos permitiu a criação das seguintes categorias de estudos: 1) Prevalência de transtornos de saúde mental e variáveis associadas; 2) Associação entre prática de delitos e problemas de saúde mental e 3) Prevalência de comportamentos suicidas e variáveis associadas. A associação entre delinquência e saúde mental pode ocorrer nas duas direções e depende dos tipos de transtornos e de delitos estudados. Comportamentos suicidas associam-se com privação de liberdade. Identificar a presença de experiências adversas na infância, problemas escolares, uso de substâncias e comorbidades de saúde mental podem auxiliar na compreensão dessas relações. Espera-se que este estudo viabilize avanços das práticas em saúde mental no sistema socioeducativo.

Palabras clave : saúde mental; adolescência; delinquência juvenil; violência; experiências adversas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License