SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue29Contributions of international literature to mental health care for justice-involved adolescents in BrazilSexual abuse against children and adolescents: analysis of notifications based on the gender debate author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Desidades

On-line version ISSN 2318-9282

Abstract

MENDES, Gabriel Rocha Teixeira  and  VICENTIN, Maria Cristina G.. Circuitos e circulação de crianças e adolescentes no centro de São Paulo: as políticas de saúde entre cuidado e controle. Desidades [online]. 2021, n.29, pp. 117-133. ISSN 2318-9282.

RESUMO Este artigo discute, a partir dos modos de circulação de crianças e adolescentes em "situação de rua" no centro de São Paulo, os seus encontros e desencontros com as políticas públicas. O artigo se apoia em pesquisa de mestrado que teve como metodologia a cartografia, tendo acompanhado, com a equipe de um serviço de saúde mental, em 2018, dois grupos de crianças nos bairros da Luz e da Praça da Sé. Os acompanhamentos foram registrados na forma de diários de campo e trabalhados como narrativas. Procurou-se analisar os usos que são feitos dos serviços pelas crianças, o que acaba por engendrar um circuito institucional específico. Em direção contrária à ideia propagada pelos operadores estatais de que meninos e meninas em tais condições não "aderem" às políticas, considera-se que eles não apenas forjam usos inauditos de políticas sociais, mas também seus modos de vida conservam singularidades que despontam como desafios às políticas públicas.

Keywords : saúde pública; infância; álcool e outras drogas; população em situação de rua.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License