SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29Violencia sexual contra niños, niñas y adolescentes: análisis de notificaciones basadas en el debate de géneroLa escuela como promotora de la salud mental y el bienestar de los jóvenes: talleres pedagógicos con adolescentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Desidades

versión On-line ISSN 2318-9282

Resumen

OLIVEIRA, Leonardo Ribeiro Gonšalves de; COMARA, Leonardo  y  CANAVRZ, Fernanda. Meninos nNo choram: estudo sobre um caso de abuso sexual infantil. Desidades [online]. 2021, n.29, pp. 151-167. ISSN 2318-9282.

RESUMO O presente artigo tem o objetivo de discutir as dificuldades que podem surgir no acompanhamentoa crianšas envolvidas em relaš§es abusivas. Para tanto, apresentou-se estudo de caso realizado com o intuito de responder como se deu o acompanhamento de um caso de crianša vÝtima de abuso sexual atendido pelo CREAS em um municÝpio de mÚdio porte do Estado do Rio de Janeiro. Esse estudo, de um ?nico caso, foi elaborado segundo os fundamentos do caso revelador. Utilizou-se como referencial te?rico para anßlise dos dados a teoria ferencziana do trauma. O estudo indicou a importÔncia de reuni§es para discuss§es de casos em rede como forma de diluir, por meio do debate a respeito das diversas percepš§es, os mecanismos de defesa dos profissionais diante do horror da violrncia. A leitura de Ferenczi aponta que, no atendimento a crianšas que sofrem abusos, uma postura de reconhecimento da vulnerabilidade Ú fundamental, porÚm, aparenta nNo ser o suficiente. O caso concreto estudado indicou que nNo Ú possÝvel falar em reconhecimento do sofrimento dos infantes sem que isto esteja articulado a tentativas urgentes de reparaš§es que interrompam, de forma definitiva, o ciclo de violrncia.

Palabras clave : abuso sexual infantil; polÝtica p?blica; psicanßlise; teoria do trauma; Ferenczi.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License