SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue29Discussing life projects with children and adolescents in social vulnerabilityBullying and association of risk behaviors among adolescents in the Northern Region: a study based on the National School Health Survey, 2015 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Desidades

On-line version ISSN 2318-9282

Abstract

GARCIA, Edna Linhares et al. Os "nós" da rede: a construção de ações intersetoriais na prevenção ao uso de drogas com jovens escolares. Desidades [online]. 2021, n.29, pp. 200-216. ISSN 2318-9282.

RESUMO A adolescência é definida como um momento de procura por aceitação que faz o jovem suscetível ao uso de substâncias psicoativas. Nesse sentido, o presente artigo constitui um recorte da pesquisa Narrativas de adolescentes sobre drogas e os Serviços de Saúde Mental CAPSia e CAPSad: intersecções possíveis no contexto de Santa Cruz do Sul cujo objetivo é analisar o lugar da droga na constituição do sujeito e seus efeitos, bem como as questões da intersetorialidade na rede básica do município quanto à promoção de saúde e à prevenção do uso e abuso de droga por escolares. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com profissionais de saúde responsáveis pelo Programa Saúde na Escola (PSE). Os resultados apontaram distanciamento entre as instituições saúde e educação, demonstrando escassez de estratégias para uma intervenção para com os adolescentes. Diante isso, faz-se urgente o desenvolvimento de ações que busquem dar conta da articulação entre as instituições saúde e educação.

Keywords : saúde do adolescente; saúde pública; Programa Saúde na Escola; intersetorialidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License