SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29Bullying y asociación de conductas de riesgo en adolescentes de la Región Norte: estudio basado en la Encuesta Nacional de Salud Escolar, 2015La tecnologización de la crianza índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Desidades

versión On-line ISSN 2318-9282

Resumen

LAGUENS, Ana  y  QUEREJETA, Maira. Avaliação do desenvolvimento psicomotor: testes de triagem latino-americanos. Desidades [online]. 2021, n.29, pp. 232-247. ISSN 2318-9282.

Atualmente, existem vários instrumentos que permitem a detecção precoce de alterações e atrasos no desenvolvimento psicomotor. Este artigo tem dois objetivos: o primeiro corresponde à revisão dos instrumentos de avaliação de DPI, com ênfase especial nas ferramentas de pesquisa utilizadas na América Latina. O segundo tem como objetivo comparar 3 instrumentos (PRUNAPE, EDIN e Escala de Desenvolvimento Abreviado) aplicados em uma amostra de 28 crianças de 5 anos residentes de 3 municípios da província de Buenos Aires (La Plata, Berisso e Ensenada), Argentina. Os resultados obtidos após a aplicação de cada teste foram analisados e comparados entre eles. Conclui-se que os 3 instrumentos apresentam resultados semelhantes, tanto no desempenho geral quanto para seus itens homólogos por áreas de avaliação.

Palabras clave : instrumentos de pesquisa; avaliação do desenvolvimento psicomotor; desenvolvimento psicológico infantil; América Latina.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License