SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número30Foro de Escuelas por la Paz del Grande Bom Jardim: prßcticas para enfrentar la violencia armada en los territorios escolares de las periferias de Fortaleza índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Desidades

versión On-line ISSN 2318-9282

Resumen

MENEZES, Jaileila Araújo; CALADO, Débora Carla Pereira  y  SILVA, Juliana Catarine Barbosa. Desafios Ó circulašNo de jovens mulheres na cidade do Recife. Desidades [online]. 2021, n.30, pp. 14-29. ISSN 2318-9282.

RESUMO O presente artigo objetiva problematizar a circulašNo de jovens mulheres perifÚricas pelos bairros do Recife, Brasil, e compreender como elas se relacionam com o contexto urbano. Como referencial te?rico-metodol?gico, utilizamos o debate feminista p?s-estrutural e a interseccionalidade para abordar as categorias de articulašNo que colaboram na compreensNo dos desafios de circulašNo na cidade. Nas oficinas e entrevistas realizadas, as jovens participantes evidenciaram um contexto urbano que dificulta os trajetos de pessoas pobres, nNo garante direitos bßsicos como o lazer Ós comunidades perifÚricas e torna passÝveis de violrncia os corpos femininos. Destacaram como fundamentais para melhoria da vida nas periferias a implementašNo de mais ciclofaixas e espašos de lazer. Em nossas reflex§es, observamos a ausrncia do Estado no enfrentamento efetivo das problemßticas referenciadas e destacamos a importÔncia da garantia de espašos democrßticos para que as jovens possam compor as pautas relacionadas Ó melhoria de suas condiš§es de vida na cidade.

Palabras clave : jovens; grnero; direito Ó cidade; interseccionalidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License