SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número30Desafios Ó circulašNo de jovens mulheres na cidade do RecifeDa cidade fragmentada Ó cidade como espašo de brincar: a invenšNo de uma metodologia l?dica de pesquisa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Desidades

versão On-line ISSN 2318-9282

Resumo

CAVALCANTE, Laisa Forte et al. F?rum de Escolas do Grande Bom Jardim: prßticas de enfrentamento Ó violrncia armada em territorialidades escolares de periferias de Fortaleza. Desidades [online]. 2021, n.30, pp. 20-50. ISSN 2318-9282.

RESUMO A violrncia armada nos ?ltimos anos tem intensificado o assassinato de jovens nas malhas necropolÝticas das periferias de Fortaleza. O presente artigo objetivou cartografar as prßticas de enfrentamento Ó violrncia armada desenvolvidas pelo F?rum de Escolas pela Paz do Grande Bom Jardim (FEPGBJ). As experirncias narradas sNo oriundas da criašNo e composišNo de um movimento social de escolas p?blicas e parceiros em umas das periferias de Fortaleza-CE que, hß cinco anos, desenvolve intervenš§es e pactos de aš§es na garantia de valorizašNo da vida e da cultura de paz entre espašos de guerra Ós drogas, como o direito de ir e vir nos territ?rios perifÚricos e a permanrncia da vida escolar nos cotidianos desses estudantes. AtravÚs do F?rum de Escolas, sNo resgatadas estratÚgias de enfrentamento Ós violrncias por meio da cultura e arte na promošNo de espašos de resistrncia onde as juventudes vivenciam suas polifonias culturais.

Palavras-chave : violrncia armada; periferia; escola; juventudes; resistrncias.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License