SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número30Da cidade fragmentada Ó cidade como espašo de brincar: a invenšNo de uma metodologia l?dica de pesquisaMobilidade e autonomia na vivrncia de crianšas urbanas: uma etnografia do parque p?blico infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Desidades

versão On-line ISSN 2318-9282

Resumo

COELHO, Luciano Silveira; CAMPOS, T?lio; RIBEIRO, Sheylazarth Presciliana  e  CRUZ, +der Fernando Souza. Belo Horizonte, uma cidade educadora(?): uma anßlise das aš§es e polÝticas p?blicas voltadas para a infÔncia. Desidades [online]. 2021, n.30, pp. 69-84. ISSN 2318-9282.

RESUMO Este trabalho buscou refletir sobre a presenša do MunicÝpio de Belo Horizonte, Brasil, na AssociašNo Internacional das Cidades Educadoras. Para tanto, foi feita uma revisNo bibliogrßfica sobre a temßtica em questNo e uma anßlise documental com o intuito de identificar e analisar aš§es do Poder P?blico e da sociedade civil na promošNo da inseršNo da crianša nos espašos p?blicos da cidade. Verificou-se que as aš§es realizadas pelo MunicÝpio, em especial o Programa Escola Integrada, trouxe avanšos, mas ainda nNo garantiu uma efetiva apropriašNo dos espašos p?blicos na promošNo de uma cidadania infantil. Dessa forma, conclui-se que Belo Horizonte se encontra em processo de constituišNo como cidade educadora, mas Ú preciso ir muito alÚm do que estß posto na direšNo de um compromisso com a Útica p?blica.

Palavras-chave : infÔncia; cidade; sociedade civil; polÝticas p?blicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License