SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número30Mobilidade e autonomia na vivrncia de crianšas urbanas: uma etnografia do parque p?blico infantilAtravessar fronteiras e transpor barreiras: desafios e deslocamentos de crianšas e adolescentes venezuelanos em Roraima - Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Desidades

versão On-line ISSN 2318-9282

Resumo

ARUVALO, Carla  e  GRANDE, Pablo De. InfÔncia e autonomia: determinantes da mobilidade independente de crianšas e adolescentes na RegiNo Metropolitana de Buenos Aires. Desidades [online]. 2021, n.30, pp. 104-123. ISSN 2318-9282.

Este artigo descreve a mobilidade independente de crianšas e adolescentes na -rea Metropolitana de Buenos Aires, Argentina. Com base na Encuesta de Movilidad Domiciliaria realizada na RegiNo Metropolitana de Buenos Aires entre 2009 e 2010, constam a frequrncia com que crianšas e adolescentes se movimentam independentemente, bem como os principais motivos e meios pelos quais o fazem. A anßlise Ú organizada em trrs dimens§es da mobilidade: mobilidade educacional, socializašNo e mobilidade voltada para a organizašNo cotidiana. A autonomia em mobilidade Ú caracterizada descritivamente e por meio de modelos de regressNo logÝstica. Como resultado, as diferenšas sNo mostradas de acordo com a posišNo social, bem como as mudanšas nos padr§es de mobilidade ao longo do ciclo de vida.

Palavras-chave : mobilidade independente; infÔncia; escola; sociabilidade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License