SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número30Mobilidades infantis na pandemia: revelando espacialidades invisÝveis da infÔncia na AmÚrica LatinaUNICEF, (des)colonidades e infÔncias: vidas negras importam índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Desidades

versão On-line ISSN 2318-9282

Resumo

SERRNO, Bianca Orrico; SANTANA, Juliana Prates  e  FERRO, Maria Jorge Santos Almeida Rama. "Sinto que renasci": a inseršNo de adolescentes em um Programa de ProtešNo. Desidades [online]. 2021, n.30, pp. 162-179. ISSN 2318-9282.

Esta investigašNo objetiva analisar os sentidos subjetivos atribuÝdos ao Programa de ProtešNo a Crianšas e Adolescentes Ameašados de Morte (PPCAAM) por adolescentes protegidos no estado da Bahia, Brasil. Esta polÝtica foi instituÝda em funšNo do aumento do n?mero de homicÝdios na faixa etßria de 15 a 19 anos e a necessidade de protešNo para aqueles que sofrem iminente ameaša de morte. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 16 protegidos/as, sendo que os resultados demonstram a importÔncia do programa no direito Ó vida e as principais dificuldades enfrentadas pelos adolescentes para permanecerem em um programa cuja inseršNo envolve mudanšas, regras e restriš§es. Pretende-se contribuir para a qualificašNo dessa importante polÝtica a partir da difusNo das vozes dos adolescentes, alÚm de pensar em investigaš§es futuras que realizem o acompanhamento longitudinal dos/as adolescentes no PPCAAM, buscando compreender os impactos a mÚdio e longo prazo da passagem pelo programa.

Palavras-chave : adolescrncia; protešNo; sentido subjetivo; violrncia letal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License