SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número30"Sinto que renasci": a inseršNo de adolescentes em um Programa de ProtešNoCrianšas e processos migrat?rios na regiNo da AmÚrica Latina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Desidades

versão On-line ISSN 2318-9282

Resumo

LEMOS, Flßvia Cristina Silveira; GALINDO, Dolores Cristina Gomes; OLIVEIRA, Anderson Reis de  e  OLIVEIRA, Mateus Moraes de. UNICEF, (des)colonidades e infÔncias: vidas negras importam. Desidades [online]. 2021, n.30, pp. 180-195. ISSN 2318-9282.

Este artigo busca problematizar prßticas do UNICEF de (des)colonizašNo e, paradoxalmente, de silenciamento e controle dos corpos de crianšas e pela atualizašNo dos mecanismos de colonialidades das vidas negras, a partir de uma conversašNo entre Mbembe, Foucault, Sontag, Carneiro, Gonzalez e Butler. O texto Ú resultado de pesquisas com documentos do Fundo das Naš§es Unidas para a InfÔncia (UNICEF). Trabalha-se com documentos sobre a situašNo da infÔncia brasileira, produzidos em portugurs pela referida agrncia internacional, no paÝs. Problematiza-se o enquadramento das vidas de crianšas negras e como elas sNo construÝdas como precßrias a ponto de serem vulnerabilizadas por mecanismos biopolÝticos e necropolÝticos de desautorizašNo e interdišNo discursivos de todos(as) que sNo classificados(as) como nNo humanos, logo, alvos de colonizašNo. Por fim, abordam-se fragmentos de relat?rios do UNICEF em que os enquadres de guerra biopolÝticos e necropolÝticos sNo materializados por tanatopolÝticas.

Palavras-chave : colonialidade; necropolÝtica; biopolÝtica; UNICEF; infÔncias negras.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License