SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue31Teen feminism and youtubers: feminism and teenagers in the context of social networksThe compulsory reporting of violence against children and adolescents and their deployments via the Guardianship Council author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Desidades

On-line version ISSN 2318-9282

Abstract

KATTAN, Natalia Sepúlveda. Contribuições dos movimentos de crianças e adolescentes trabalhadores para a discussão em torno do trabalho infantil. Desidades [online]. 2021, n.31, pp. 153-167. ISSN 2318-9282.

0 trabalho infantil é um aspecto controverso nas sociedades modernas, mas não totalmente visível. Neste artigo, revelamos duas posições concorrentes neste debate, revisando 1) a noção de trabalho infantil e suas implicações no desenvolvimento da política abolicionista, 2) a perspectiva dos movimentos de crianças e adolescentes trabalhadores sob o foco da avaliação crítica de trabalho e a reivindicação por trabalho decente; e 3) uma síntese de quatro argumentos com os quais a posição reivindicadora responde à concepção de trabalho infantil: a relação exploração /trabalho; a relação trabalho /crime; a relação trabalho /escola; a interpretação do direito ao trabalho e à participação. Conclui-se que o debate em torno do trabalho infantil requer a participação das crianças trabalhadoras para um melhor desenvolvimento conceituai do fenômeno, cuja discussão vai além do fato de meninos e meninas trabalharem.

Keywords : crianças trabalhadoras; trabalho infantil; abolicionismo; avaliação crítica do trabalho.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License