SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Pseudoformação e violência: impactos da socialização direta na constituição da personalidadeDas relações entre identificação e nomeação: o sujeito e o significante índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

VIRGEM, Maria Rejane Calheiros da; SENA, Tereza Raquel Ribeiro de  e  VARGAS, Marlizete Maldonado. O trabalho em cooperativas de reciclagem de lixo: aspectos socioambientais segundo a ótica dos cooperados. Rev. Subj. [online]. 2014, vol.14, n.1, pp. 42-52. ISSN 2359-0769.

Desde a revolução industrial, os resíduos se modificaram em quantidade e composição, tornando-se um dos grandes problemas socioambientais da atualidade. O consumo de produtos em embalagens descartáveis e a carência de áreas para deposição dos rejeitos têm na reciclagem uma importante alternativa para essa questão. A atividade de separação dos resíduos recicláveis possui grande relevância tanto socioeconômica quanto ambiental. O objetivo deste estudo descritivo tipo survey foi levantar o perfil e as concepções dos trabalhadores cooperativados de uma capital nordestina acerca de seu trabalho/profissão, dos riscos à saúde e do seu papel na preservação ambiental na comunidade onde trabalham. Participaram 26 separadores de resíduos recicláveis que atuam em duas cooperativas de Maceió. Os dados levantados através de formulário validado apontaram, através de análise quali-quantitativa, que os sujeitos percebem a valorização social do trabalho desenvolvido, que além de um meio de sobrevivência, é uma forma de fazer amigos e contribui para a sua inclusão social. Quanto à conscientização ambiental, 63% das respostas indicaram o estabelecimento da relação entre a atividade e a preservação do ambiente. Detectou-se, entretanto, que 69% dos sujeitos desconhecem o termo reciclagem. Quanto aos riscos à saúde, os cooperados reconhecem a falta de condições básicas e de infraestrutura nas cooperativas pesquisadas. Sugere-se o desenvolvimento de políticas públicas, programas de educação ambiental e saúde ocupacional que integre as dimensões do problema em suas interfaces e possa resgatar a dignidade desses trabalhadores.

Palavras-chave : clasificadores de residuos sólidos; uso de residuos sólidos; percepción; actitud; inclusión social.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License