SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Of the relations between identification and nomination: the subject and the significantSupport system for families of children in institutional shelter author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Subjetividades

Print version ISSN 2359-0769On-line version ISSN 2359-0777

Abstract

MONTEAGUDO SANCHEZ, María Jesús. Fatores determinantes da aderência esportiva juvenil: contributos dos itinerários dos esportes de lazer. Rev. Subj. [online]. 2014, vol.14, n.1, pp. 62-82. ISSN 2359-0769.

Inspirado na teoria humanística do lazer, este artigo, apresenta os resultados de uma investigação que, mediante o estudo de itinerários de lazer esportivo juvenil, procura esclarecer os fatores envolvidos na formação de estilos de lazer esportivo duradouros, contribuindo assim para a conversão da ação esportiva, num fator de desenvolvimento pessoal e de qualidade de vida. Conscientes da importância deste fato e das suas implicações, a reconstrução de experiências esportivas de lazer, recorreu-se a uma amostra de 383 jovens de Biscaia, entre 1995 e 2005, através da identificação dos seus itinerários e, os fatores psicossociais que propiciam a sua participação esportiva e a sua continuidade, constituem o corpus empírico da investigação realizada. Os resultados confirmam que em relação à prática esportiva, existem diferentes padrões evolutivos, modulados por fatores psicossociais, cujo impacto nas decisões sobre a continuidade ou abandono esportivo foi provado, permitindo vislumbrar a futura direção dos itinerários. O conhecimento de tais fatores, permite-nos descortinar a intervenção dos agentes implicados como uma real possibilidade de estabelecer a prática esportiva, e sua continuidade nos estilos de vida contemporâneos.

Keywords : lazer; juventude; rotas de lazer; promoção; prática de esportes.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License