SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Fatores determinantes da aderência esportiva juvenil: contributos dos itinerários dos esportes de lazerO adolescente que cometeu abuso sexual extrafamiliar: motivação e sofrimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

LIMA, Fernanda Tamie Isobe; PEDROSO, Janari da Silva  e  MAGALHAES, Celina Maria Colino. Redes de apoio de famílias de crianças em acolhimento institucional. Rev. Subj. [online]. 2014, vol.14, n.1, pp. 84-92. ISSN 2359-0769.

Este estudo analisa as dinâmicas relacionais de três famílias que possuem crianças em acolhimento institucional na cidade de Belém do estado do Pará, para a compreensão das redes de apoio social. Utilizou-se o método de estudo de casos múltiplos e a triangulação dos dados obtidos a partir de entrevistas semiestruturadas, diário de campo e três ecomapas que demonstravam as redes de apoio social. A discussão dos resultados foi desenvolvida com base em conceitos da teoria familiar sistêmica, por meio de dois eixos temáticos: relações afetivas e rede de apoio social das famílias. Analisaram-se as categorias força, impacto e a qualidade das relações/ligações entre as famílias e os grupos considerados significativos. Conclui-se que o ecomapa auxiliou na análise das características das relações afetivo-significativas e da rede de apoio das famílias, as quais são variadas. As relações/ligações vinculadas ao trabalho e a educação foram fortes, o serviço de saúde pública foi considerado estressante e, observou-se um aumento da frequência com que os membros das famílias participavam de cultos de religiosos após a situação de acolhimento das crianças.

Palavras-chave : acolhimento institucional; ecomapa; estudo de caso; família; rede de apoio.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License