SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Malestar en el trabajo: las representaciones de los empleados de una agencia de investigaciónCuerpo y marca: tatuaje como forma de subjetividad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Subjetividades

versión impresa ISSN 2359-0769versión On-line ISSN 2359-0777

Resumen

SANTANA, Mariana Valadares de Macedo  y  CERQUEIRA-SANTOS, Elder. Avaliação de ansiedade infanto-juvenil e sua relação com o clima familiar e escolar. Rev. Subj. [online]. 2014, vol.14, n.1, pp. 141-151. ISSN 2359-0769.

A ansiedade é um dos transtornos com maior incidência no público infanto-juvenil, podendo causar significativos prejuízos ao funcionamento do sujeito. Para essas duas faixas etárias, a família e a escola se apresentam como os principais meios sociais, o que sugere um papel significativo no seu desenvolvimento e bem-estar. Sendo assim, esse trabalho buscou avaliar os níveis de ansiedade de crianças e adolescentes e conhecer sua relação com o clima familiar e escolar em que estavam inseridos. Fizeram parte 62 alunos de uma escolar particular de Aracaju que responderam a SCAS-Brasil e duas escalas de percepção dos climas escolar e familiar. Foram encontradas altas médias para clima familiar (M = 60,00; DP =11,73) e para clima escolar (M=34,80, DP = 5,20). Contrariando a expectativa do estudo, não houve relação estatística entre clima familiar e ansiedade dos sujeitos (r = 0,018; p = 0,45), existindo somente entre clima escolar e ansiedade (r = -0,337; p= 0,01). Devido a pouca literatura existente no Brasil que associa estes três fatores, espera-se que este estudo contribua para o conhecimento e auxilie novos delineamentos de pesquisa.

Palabras clave : ansiedade; clima familiar; clima escolar; avaliação.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License