SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Cuerpo y marca: tatuaje como forma de subjetividad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Subjetividades

versión impresa ISSN 2359-0769versión On-line ISSN 2359-0777

Resumen

FEITOSA FILHO, Odimar A.. Um olhar psicanalítico sobre a vigorexiaUna mirada psicoanalítica sobre la dismorfia muscular (Vigorexia). Rev. Subj. [online]. 2014, vol.14, n.1, pp. 162-171. ISSN 2359-0769.

O artigo trata de um dos tipos de transtorno dismórfico corporal, popularmente conhecido como dismorfia muscular ou "vigorexia". Pretende tentar compreender sua etiologia por meio da teoria psicanalítica freudo-lacaniana. Assim verificamos que o isolamento desse conjunto de sintomas pela psiquiatria com pretensões de fundar no DSM (Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais) um novo transtorno, na verdade está relacionado à discordância fundamental do sujeito com a imagem. Analisa-se ainda, no artigo, a relação do sujeito com castração, o complexo de Édipo, a sexuação e os ideais de corpo da contemporaneidade, bem como se demonstra que a vigorexia é um sintoma que emerge como resposta do sujeito ao mal-estar na cultura contemporânea.

Palabras clave : vigorexia; sintomas; gozo; imagem de corpo; psicanálise.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License