SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3El Niño con Sufrimiento Psíquico en Cuanto Sujeto de Investigación de su Proceso de EnfermarLa letra china y la clínica lacaniana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Subjetividades

versión impresa ISSN 2359-0769versión On-line ISSN 2359-0777

Resumen

GONZALEZ, Gabriela Andrea Leite; SACOMANI JUNIOR, Ernindo  y  RONDINA, Regina de Cássia. As vivências de um grupo de pacientes com transtornos alimentares: a relação com o espelho e a imagem corporal. Rev. Subj. [online]. 2014, vol.14, n.3, pp. 383-394. ISSN 2359-0769.

A incidência de transtorno alimentar (TA) na população vem aumentando progressivamente. Dentre os diferentes problemas relacionados à alimentação, destacam-se a anorexia nervosa (AN) e a bulimia nervosa (BN). O objetivo desta pesquisa é investigar como pacientes atendidos em um ambulatório de saúde mental vivenciaram o aparecimento de sintomas de TA. Foram convidados a participar voluntariamente deste estudo dez pacientes em atendimento junto ao Hospital das Clínicas de uma cidade do oeste paulista. Seis concordaram em participar. Para a coleta de dados, foi utilizada a entrevista semiestruturada. Os depoimentos revelam dois fatores que favoreceram o aparecimento de TA, segundo a ótica das entrevistadas: conflitos em relacionamentos interpessoais e pressão social para emagrecimento/estigmatização. Possivelmente, influências socioculturais permeiam as significações atribuídas pelas pacientes à sua imagem refletida no espelho, contribuindo para o aparecimento de distorções na percepção do peso e forma corporal. Os resultados deste estudo sugerem ainda que, muitas vezes, a tomada de consciência do problema demora a ocorrer. Assim, o envolvimento de familiares e o fornecimento de informações e orientações sobre a natureza do transtorno são essenciais no escopo das intervenções para tratamento do problema. Supõe-se que programas de natureza preventiva, destinados à melhoria do funcionamento interpessoal dos adolescentes, poderiam minimizar o risco do aparecimento de TA. Este estudo pretende contribuir com ações dessa natureza, além de subsidiar equipes multiprofissionais no atendimento aos pacientes.

Palabras clave : transtornos psicológicos; transtorno alimentar; imagem corporal; anorexia nervosa; bulimia nervosa.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License