SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3A letra chinesa e a clínica lacanianaSujeito, subjetividade e "ciência" em Freud e Lacan: algumas considerações teóricas prévias a uma intercessão-pesquisa no campo da saúde mental coletiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

MAI, Luanza Pavesi  e  MELLO NETO, Gustavo Adolfo Ramos. O fantasma atuado em narrativas de assassinatos cruéis: uma leitura psicanalítica. Rev. Subj. [online]. 2014, vol.14, n.3, pp. 405-417. ISSN 2359-0769.

Este artigo apresenta a proposta de pensar psicanaliticamente a experiência de um suposto leitor frente a algumas narrativas de crimes de assassinatos cruéis contidas no livro Serial Killer: Louco ou Cruel? Trata-se de resultado parcial da dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá, sob o título "A narrativa de crimes de assassinatos cruéis: um estudo psicanalítico", que se propôs a investigar as possíveis manifestações inconscientes que podem estar presentes durante a leitura de livros que narram crimes de assassinatos cruéis e expõem diversos casos, dos quais, para o presente artigo, foram escolhidos "O casal letal" e "Theodore Robert Bundy". Inspirando-se, essencialmente, nas ideias de André Green sobre o desligamento e em textos de Freud, lançaram-se duas hipóteses básicas, a saber: (1) a existência de um núcleo comum a esse gênero de narrativas e (2) a presença de um convite à perversão feito pelo escritor ao leitor a partir da escrita dessas narrativas. Concluiu-se que esse núcleo comum de fato existe e que está relacionado não só à "realização" de desejo, o que é quase óbvio, mas também a manifestações inconscientes, tais como a cena originária, a fantasia de espancamento e, finalmente, o complexo da mãe morta.

Palavras-chave : psicanálise; psicanálise e literatura; narrativas de assassinatos hediondos; fantasma atuado; manifestações inconscientes.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License