SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Um olhar sobre a patologização da infância a partir do CAPSIO corpo como suporte para a inscrição do sintoma índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

NAVES, Emilse Terezinha. A mulher e a violência: Uma devastação subjetiva. Rev. Subj. [online]. 2014, vol.14, n.3, pp. 454-462. ISSN 2359-0769.

A clínica com as mulheres que apresentam um intenso sofrimento psíquico em decorrência da submissão a reiteradas situações de violência doméstica e o número significativo de mulheres que se encontram nessa condição psicossocial coloca a necessidade de refletirmos sobre as condições de subjetivação dessas mulheres. Considerando o conceito freudiano de catástrofe e o conceito lacaniano de devastação para falar de uma relação intensa da filha com a mãe, proponho-me a examinar a ideia de que as mulheres em situação de violência apresentam um processo de destituição narcísica provocada por falência na possibilidade de estruturação de unidade imaginária, operada por uma relação com a mãe devastação que não lhe possibilitou a constituição de inscrição desejante. Desse modo, trata-se aqui de examinar as consequências que a relação mãe/homem, devastação produz para a constituição subjetiva dessas mulheres. Considero que a devastação operada na relação com a mãe é reeditado tragicamente em cada ato de agressão sofrida, colocando em cena a expressão de um gozo apartado da palavra. Essa situação leva, na minha análise à devastação subjetiva que se manifesta por desamparo e imensa falta de recursos para conseguir mudar de posição subjetiva, diante da emergência de um excesso que não consegue ser simbolizado.

Palavras-chave : violência; devastação; subjetividade; feminino; gozo.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License