SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3A mulher e a violência: Uma devastação subjetivaAlterações autobiográficas em mulheres vitimadas atendidas pela rede de acolhimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

CURI, Danielle  e  DIAS, Maria das Graças Leite Villela. O corpo como suporte para a inscrição do sintoma. Rev. Subj. [online]. 2014, vol.14, n.3, pp. 463-474. ISSN 2359-0769.

Foi a partir do sofrimento e do sintoma exibido no corpo que as histéricas levaram Freud a construir a psicanálise. Desde então, sabemos que há algo de revolucionário no olhar psicanalítico sobre o corpo, que é absolutamente distinto do olhar da medicina, uma vez que, para a psicanálise, o ser humano não se restringe ao corpo biológico. Ao trabalhar com as histéricas, Freud percebe que a fala delas demonstra o desejo, expresso pela via do sintoma. O que significa dizer que a teoria psicanalítica coloca em evidência, entre outras coisas, o corpo como efeito do inconsciente, marcado pela linguagem, lugar de realização de um desejo, bem como de satisfação da pulsão. Assim, o corpo, na perspectiva psicanalítica, se apresenta como resultado da relação entre o psíquico e o somático, por meio do qual se evidencia o conceito de pulsão: o corpo é, ao mesmo tempo, fonte e lugar de satisfação da pulsão. E os sintomas, por sua vez, localizam a relação que se estabelece com o modo de gozo do sujeito. Partindo dos caminhos da formação do sintoma histérico, em sua dupla vertente - sentido e gozo - abordaremos o caso Elizabeth von R., visando elucidar seu sintoma de conversão em suas relações com o falo e o gozo fálico.

Palavras-chave : corpo; inconsciente; sintoma de conversão; falo; gozo fálico.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License