SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3El cuerpo como apoyo para la inscripción del síntomaPaternidad en familias pos divorcio cuyo padre detiene la guarda unilateral de los hijos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Subjetividades

versión impresa ISSN 2359-0769versión On-line ISSN 2359-0777

Resumen

SILVA, Carlos Felipe Lemes e  y  TILIO, Rafael De. Alterações autobiográficas em mulheres vitimadas atendidas pela rede de acolhimento. Rev. Subj. [online]. 2014, vol.14, n.3, pp. 475-485. ISSN 2359-0769.

A violência contra a mulher, em suas diversas modalidades (psicológica ou física), tem sido amplamente estudada por ser motivo de preocupação para ações de políticas públicas de saúde. Sabe-se que várias mulheres são vítimas de violência todos os dias, principalmente no espaço familiar e doméstico - como indicado pela literatura especializada. O objetivo desta pesquisa foi analisar as alterações autobiográficas de mulheres vítimas de violência que buscaram a rede de atendimento público, também buscando compreender como a instituição de acolhimento para as vítimas influencia nesse processo de ressignificação da identidade. Foram entrevistadas três mulheres com idades entre 20 e 50 anos que buscaram atendimento num Centro de Referência da Mulher em Minas Gerais. As mulheres foram convidadas após o acolhimento fornecido pelo Centro e chamadas a participar de uma entrevista semiestruturada realizada numa universidade federal local, que teve como objetivo investigar as alterações autobiográficas ocasionadas pela violência. Os resultados foram analisados a partir do referencial teórico da psicanálise lacaniana e autores como Foucault e Goffman a partir da análise de conteúdo temático de Bardin. A partir dos dados coletados, foram constatadas diversas alterações na história e no autorreconhecimento da mulher vitimada, bem como a influência do Centro e do acolhimento neste processo. Entretanto, ainda se faz necessário o enriquecimento da literatura na área para fomentar melhorias no acolhimento destas vítimas.

Palabras clave : autobiografia; violência contra a mulher; instituições; políticas públicas; psicanálise.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License