SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1El Ego Particular de Joyce: De la Experiencia Epifánica al SinthomaReflexiones en torno al concepto de inconsciente social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Subjetividades

versión impresa ISSN 2359-0769versión On-line ISSN 2359-0777

Resumen

LIMA, Alan Souza  y  SOUZA, Mauricio Rodrigues de. Notas sobre a metapsicologia do ato transgressivo. Rev. Subj. [online]. 2015, vol.15, n.1, pp. 37-45. ISSN 2359-0769.

Este artigo visa à construção de algumas reflexões acerca da metapsicologia do ato transgressivo, no qual vislumbramos a incidência da atuação em conjunto do masoquismo primário, do supereu e da pulsão de morte. Com efeito, acreditamos serem três conceitos enlaçados de tal modo que, ao pensarmos acerca do funcionamento de um deles, automaticamente nos vemos obrigados a convocar os outros se quisermos contemplar um panorama mais completo no que tange à metapsicologia. Nossos balizamentos para tal empresa são as construções freudianas do início da década de vinte, especificamente as obras Além do Princípio do Prazer (1920), O Eu e o Isso (1923) e O Problema Econômico do Masoquismo (1924). Nosso ponto de partida é a ideia de que, se na obra de 1920 a pulsão de morte é tida como uma hipótese especulativa, será somente no contexto da obra de 1923 que Freud articulará de maneira eficaz as ferramentas teóricas e clínicas que permitem adensar e integrar tal noção. Por fim, com o auxilio da descrição freudiana sobre os "criminosos por sentimento de culpa", faremos uma breve explanação sobre a incidência deste trio "infernal" na realização da transgressão, na tentativa de compor um cenário mais completo no que diz respeito à metapsicologia que subjaz a esta ação.

Palabras clave : metapsicologia; pulsão de morte; supereu; masoquismo primário; transgressão.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License