SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Reflexões em torno do conceito de inconsciente socialO desenvolvimento do conceito de pulsão de morte na obra de Freud índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

BARROSO, Adriane de Freitas. Lacan: entre linguagem e pulsão, por uma psicanálise do sujeito. Rev. Subj. [online]. 2015, vol.15, n.1, pp. 57-66. ISSN 2359-0769.

A história de Lacan no campo de saber da psicanálise confunde-se com a construção do conceito de sujeito nesse campo, já que não foi Freud quem estabeleceu suas bases formais. Ao longo do ensino lacaniano, contudo, percebe-se o deslocamento do autor, que parte do centramento na linguagem e passa a caminhar em direção à preponderância do real, o que tem efeitos sobre a noção de sujeito. Aos poucos, fica evidente a dificuldade de Lacan de abranger toda a questão do inconsciente pela linguagem, o que faz com que o autor reconheça inequivocamente o lugar preponderante da pulsão na construção disso que se chama de sujeito de linguagem ou sujeito barrado.

Palavras-chave : sujeito; linguagem; pulsão; simbólico; real.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License