SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Lacan: entre el lenguaje y la pulsión, por un psicoanálisis del sujetoPsicoanálisis y construcción del caso clínico: consideraciones sobre un dispositivo terapéutico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Subjetividades

versión impresa ISSN 2359-0769versión On-line ISSN 2359-0777

Resumen

AZEVEDO, Monia Karine  y  MELLO NETO, Gustavo Adolfo Ramos. O desenvolvimento do conceito de pulsão de morte na obra de Freud. Rev. Subj. [online]. 2015, vol.15, n.1, pp. 67-75. ISSN 2359-0769.

Um dos temas metapsicológicos mais essenciais à obra freudiana é a teoria pulsional. Freud desenvolveu duas teorias - a primeira consistia em uma divisão das pulsões entre pulsões do ego e pulsões sexuais, enquanto a segunda propunha a existência de uma pulsão de morte, voltada à descatexização, e uma pulsão de vida, que buscava o investimento e a unificação. Sabendo que a segunda teoria criou bases para outro entendimento da agressividade, sadismo e masoquismo, e inclusive de psicopatologia, procura-se com este trabalho levantar hipóteses sobre o que levou Freud a modificar sua primeira teoria pulsional, e, desta maneira, tentar compreender tanto as bases que deram forma à segunda teoria pulsional, quanto à própria teoria. Conclui-se que o desenvolvimento do conceito de narcisismo, que unificou as pulsões sexuais e do ego, a retomada do princípio de constância e a compreensão da existência de uma compulsão a repetição foram os elementos que levaram Freud a propor uma nova forma de organizar as pulsões. Além disso, pode-se pensar em vivências pessoais pelas quais Freud passou e que contribuíram para uma mudança de pensamento, tais quais a Grande Guerra de 1914 a 1918 e a morte de sua filha Sophie, por volta de 1920.

Palabras clave : pulsões; pulsão de morte; pulsão de vida; narcisismo; compulsão à repetição.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License