SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1O mal-estar na sala de aula como impulso criadorAdolescentes em medida socioeducativa: violência ou violação de direitos? Revisão de literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

LIMA, Amanda Barroso de  e  ESPINDOLA, Cybele Ribeiro. Esquizofrenia: funções cognitivas, análise do comportamento e propostas de reabilitação. Rev. Subj. [online]. 2015, vol.15, n.1, pp. 105-112. ISSN 2359-0769.

A esquizofrenia é um transtorno psiquiátrico de etiologia heterogênea que acomete de 0,2 a 2% da população. Além dos clássicos sintomas positivos e negativos, observam-se alterações significativas nos processos cognitivos. Diante dessa constatação, esta revisão pretende fazer uma atualização do estado atual dos estudos sobre os prejuízos cognitivos encontrados na esquizofrenia e possíveis estratégias de reabilitação fundamentadas na análise do comportamento. Foi realizada uma revisão de literatura nas bases PUBMED; Science Direct e SCIELO - Scientific Electronic Library Online, utilizando como critério, a seleção de artigos de 2003 a 2013, bem como livros de autores considerados cientificamente relevantes para a área. Destacam-se sete funções cognitivas mais afetadas, a saber: velocidade de processamento, memória de trabalho, memória e aprendizagem verbal, memória e aprendizagem visual, raciocínio e resolução de problemas, cognição social e atenção/vigilância. As formas de reabilitação podem empregar as técnicas utilizadas na abordagem analítico-comportamental, fomentada nos processos de neuroplasticidade e baseando-se em princípios de aprendizagem de novos comportamentos. As alterações cognitivas são amplas e merecem atenção tanto no processo avaliativo como no plano da reabilitação. A Análise do Comportamento propõe a realização de uma avaliação de cada paciente, elaborando um programa personalizado e adaptado às limitações daquele indivíduo, bem como considerando suas competências preservadas. Estudos adicionais sobre a eficácia dessas intervenções mostram-se necessários.

Palavras-chave : esquizofrenia; análise do comportamento; funções cognitivas; reabilitação; neuropsicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License