SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Nota respecto la homosexualidad en la historiaOcho aportaciones clínicas de Freud sobre la voz índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Subjetividades

versión impresa ISSN 2359-0769versión On-line ISSN 2359-0777

Resumen

SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Aconselhamento psicológico: práticas e pesquisas nos contextos nacional e internacional. Rev. Subj. [online]. 2015, vol.15, n.1, pp. 130-141. ISSN 2359-0769.

O objetivo deste estudo foi conhecer as principais investigações realizadas no campo do aconselhamento psicológico, em termos de pesquisas e práticas divulgadas no Brasil e no exterior. Por uma revisão sistemática da literatura científica nas bases LILACS, SciELO, PePSIC e PsycINFO, de 2000 a 2013, foram analisados na íntegra 44 artigos. Internacionalmente predominam estudos com alunos de pós-graduação que discutem diferentes metodologias de pesquisa. Já no Brasil, a maior parte é de caráter qualitativo e traz relatos de experiências desenvolvidas em serviços-escola que utilizaram o aconselhamento como modalidade de atendimento. As evidências indicam a necessidade de maior divulgação das práticas realizadas no Brasil em periódicos especializados do exterior, a fim de que esses saberes possam dialogar com a produção internacional.

Palabras clave : aconselhamento; aconselhamento psicoterapêutico; orientadores.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License