SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Uma nota sobre a homossexualidade na históriaOito contribuições clínicas de Freud na voz índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Aconselhamento psicológico: práticas e pesquisas nos contextos nacional e internacional. Rev. Subj. [online]. 2015, vol.15, n.1, pp. 130-141. ISSN 2359-0769.

O objetivo deste estudo foi conhecer as principais investigações realizadas no campo do aconselhamento psicológico, em termos de pesquisas e práticas divulgadas no Brasil e no exterior. Por uma revisão sistemática da literatura científica nas bases LILACS, SciELO, PePSIC e PsycINFO, de 2000 a 2013, foram analisados na íntegra 44 artigos. Internacionalmente predominam estudos com alunos de pós-graduação que discutem diferentes metodologias de pesquisa. Já no Brasil, a maior parte é de caráter qualitativo e traz relatos de experiências desenvolvidas em serviços-escola que utilizaram o aconselhamento como modalidade de atendimento. As evidências indicam a necessidade de maior divulgação das práticas realizadas no Brasil em periódicos especializados do exterior, a fim de que esses saberes possam dialogar com a produção internacional.

Palavras-chave : aconselhamento; aconselhamento psicoterapêutico; orientadores.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License