SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Cloisters: The Subject's Assumption, between Philosophy and Psychoanalysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Subjetividades

Print version ISSN 2359-0769On-line version ISSN 2359-0777

Abstract

OROZCO GUZMAN, Mario  and  SORIA ESCALANTE, Hada. "Aufhebung" das barragens psiquicos em amor e luto. Rev. Subj. [online]. 2015, vol.15, n.2, pp. 167-177. ISSN 2359-0769.

Freud, sobre a sexualidade e suas pretensões de prazer parcial, inscreve o conceito hegeliano de "Aufhebung". Estabelece uma perspectiva dialética no desdobramento de apetência pulsional de prazer. Não há prazer sem lei, sem limite. Propõe a vergonha, o asco e a moral como diques anímicos na busca de prazer pulsional. O gozo, plus-de prazer, desprende-se de sobrepujar esta função limite do dique anímico. É o que as tecnologias cibernéticas oferecem ao amor, cancelando os limites entre público e privado. O amor em linha auspicia a irrupção da ousadia, superando os diques anímicos. A tecnologia diviniza a imagem num encontro desafiante que deixa a um lado os escrúpulos, em nome de um amor disposto a tudo ante um desconhecido. Cultivam-se relações imaginarias nas quais o corpo aparece como súdito da vontade imperiosa de um outro enaltecido. Estes corpos impudicos e tecnificados no cenário do amor também podem mostrar-se nas suas feridas e mutilações. Sem pudor, entrega-se o corpo à mirada surpreendida do outro. Também na perda desse amor, ou a do ser amado, é sulcado pela impudicícia. Duas mulheres realizam sobre seus corpos as intenções de subjetivação de suas perdas. A dor, outro dique, outro limite na meta pulsional do prazer, é superada ao abrir o corpo à mirada do outro. O amor em linha derroca os limites, exibindo o privado, e o duelo oscila entre fazer do corpo um exercício de massacre e privatizar o ritual. Os diques podem inscrever-se como resistência ao duelo e podem se antepor a toda experiência de duelo. Essas funções do limite dirigem-se à mobilização do prazer e do gozo. Também podem sufocar e bloquear o trâmite subjetivo do duelo, em tanto reconhecimento e simbolização da falta.

Keywords : Aufhebung; diques anímicos; amor; duelo; exposição do corpo; dor.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License