SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2"Aufhebung" das barragens psiquicos em amor e lutoÀ flor da pele: posições femininas de dizer o amor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

CATTANEO, Gianfranco. Clausuras: O Pressuposto do Sujeito, entre a Filosofia e a Psicanálise. Rev. Subj. [online]. 2015, vol.15, n.2, pp. 178-190. ISSN 2359-0769.

O assunto, tanto para a filosofia como para a psicanálise, "aparece" como uma hipótese evanescente abissal em que ele expõe o fundamento metafísico. Supomos que isso é o que abre à filosofia e à psicanálise uma interrogação conjunta à qual este trabalho desenvolverá: em primeiro lugar, ao abordar o princípio de Aristóteles a partir dos conceitos de Arché, ousía e hypokeimenon, passando posteriormente à questão do subjectum e à concepção das verdades eternas em Descartes e do encerramento da metafísica, produzido pela crítica de Leibniz a essa concepção, para, finalmente, desenvolver a maneira pela qual Lacan pensa o sujeito do inconsciente a partir do lugar tem dado a ele a tradição metafísica. A invenção freudiana do inconsciente supõe a metafísica do sujeito (ou melhor, supõe sua suposição), e essa suposição é o que nos leva a repensar o sentido de sua práxis.

Palavras-chave : ousía; hypokeimenon; subjectum; encerramento da metafísica; fechamento do inconsciente; interpretação; transferência.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License