SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2There is no you without me: stories of surviving women of a murder attemptThe arrival of one brother adoptive: perceptions and experiences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Subjetividades

Print version ISSN 2359-0769On-line version ISSN 2359-0777

Abstract

MELLO, Renata; FERES-CARNEIRO, Terezinha  and  MAGALHAES, Andrea Seixas. Das demandas ao dom: as crianças pais de seus pais. Rev. Subj. [online]. 2015, vol.15, n.2, pp. 214-221. ISSN 2359-0769.

Tomando como temas centrais os processos de maturação infantil e o exercício da parentalidade, o presente trabalho se propõe a investigar a experiência da criança que adota uma postura parental diante dos adultos importantes para o seu existir. Parte-se da investigação sobre o conceito de parentalização - uma ampliação da compreensão do contexto familiar de inversão geracional entre pais e filhos - a fim de refletir sobre as principais repercussões deste processo no desenvolvimento emocional infantil. Constata-se que a parentalização se apresenta como um risco para a saúde psíquica da criança quando se consolida como via privilegiada da relação entre pais e filhos.

Keywords : desenvolvimento emocional; maturação infantil; parentalidade; parentalização; psicanálise.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License