SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Não há você sem mim: histórias de mulheres sobreviventes de uma tentativa de homicídioA chegada de um irmão adotivo: percepções e experiências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

MELLO, Renata; FERES-CARNEIRO, Terezinha  e  MAGALHAES, Andrea Seixas. Das demandas ao dom: as crianças pais de seus pais. Rev. Subj. [online]. 2015, vol.15, n.2, pp. 214-221. ISSN 2359-0769.

Tomando como temas centrais os processos de maturação infantil e o exercício da parentalidade, o presente trabalho se propõe a investigar a experiência da criança que adota uma postura parental diante dos adultos importantes para o seu existir. Parte-se da investigação sobre o conceito de parentalização - uma ampliação da compreensão do contexto familiar de inversão geracional entre pais e filhos - a fim de refletir sobre as principais repercussões deste processo no desenvolvimento emocional infantil. Constata-se que a parentalização se apresenta como um risco para a saúde psíquica da criança quando se consolida como via privilegiada da relação entre pais e filhos.

Palavras-chave : desenvolvimento emocional; maturação infantil; parentalidade; parentalização; psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License